Digg surgiu inicialmente como um simples sítio na Web, que
visava criar um processo de agendamento noticioso regido pelos utilizadores
para os utilizadores. Hoje evoluiu para um conceito bastante mais vasto.
Aproveitando a grande onda de evolução, originada pela Web
2.0, Digg procura combinar social bookmarks – que permitem a um utilizador
"marcar" os seus assuntos preferidos como favoritos – com feeds e
blogues.
Começando apenas como o sítio digg.com, a sua popularidade
fez com que esta ideia fosse adoptada por outros websites, transformando-o
assim num conceito.
Ao fazer digging um utilizador pode destacar uma notícia
que para ele tem uma certa relevância. Outros utilizadores vão ver essa mesma
notícia, comentá-la e atribuir-lhe um voto para a classificar como importante
ou não. Essa classificação depende do número de votos e de comentários
positivos que a notícia recebe.
Desta forma, as notícias que a maioria dos utilizadores
considerarem importantes, ou seja, as que recebem mais votos, surgem em
destaque no site, permitindo que mais utilizadores possam aceder de forma rápida
ao seu conteúdo.
Digg.com é dividido em seis secções: Tecnologia, Ciência,
Mundo & Negócios, Desporto, Entretenimento, e Jogos. Estas secções
facilitam o acesso à informação, de acordo com o tema pesquisado pelos
utilizadores.
Através deste "fenómeno" o processo de newsmaking
cai nas mãos do utilizador comum, que o usa a seu bel-prazer.
Publicado em 7 de Agosto de 2013
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